Em 1974, Narciso e sua esposa Maria da Paz, movidos pela preocupação com o desenvolvimento social e moral de pessoas em situação de vulnerabilidade, fundaram a Casa Transitória de Brasília -CTB, que até hoje promove um trabalho de relevância na área de assistência social, de maneiras diversas, buscando atender às demandas emergentes na sociedade. O trabalho é calculado na ética, na qualidade do serviço e no amor e na afetividade enquanto ferramentas de mediação. A CTB tem como prioridade receber ou individual, oferecer suporte para recuperar valores e recuperar sua presença.
A Casa Transitória iniciou seu atendimento em 1974 como instituição de acolhimento, atendendo crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses anos sob medida protetira. Os anos foram passando e vislumbrou-se a implantação da creche, observando como necessidades da comunidade local.
No ano de 2009, foi celebrado o Termo de Convênio Tripartido entre partes, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal – SEEDF, Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda – SEDEST e Casa Transitória de Brasília-CTB, com sua meta para atender a 200 crianças com idade de 1 a 5 anos completas por período integral.
Em 22 de fevereiro de 1990, uma creche foi criada, com a idade de 1 a 6 anos, com convênio junto à Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal SEEDF, disponibilizando uma merenda escolar e os professores. Logo após essa parceria, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda – SEDEST firma convênio com uma Instituição de atendimento Sócio Educativo para 100 crianças de 1 a 5 anos completos por período integral de segunda a sexta, com 05 refeições diárias.
Em 2014, a Casa de Transitória de Brasília ampliou seu atendimento com duas unidades filiais sendo elas: Creche Cantinho da Paz II, situada no QS 06 conjunto 430 bloco A lote 01 Área / Águas Claras, atendendo 167 crianças da faixa etária 02 a 05 anos, em prédio cedido pela SEEDF e Creche Cantinho da Paz III, , situado na QR 02 Espaço Cultural 14 – Candangolândia, atendendo 132 crianças de faixa etária de 01 a 03 anos de idade, em prédio cedido pela SEEDF. Os alunos são encaminhados para creche pela Coordenação Regional de Ensino da SEED. Hoje, a Casa de Transitória de Brasília, atende a 10 crianças e adolescentes no Regime de Seleção Institucional e 389 crianças no Regime de Creche.
É com grande alegria que anunciamos a inauguração da Unidade Cantinho da Paz IV, construída sobre os sólidos pilares de experiência e dedicação que a Casa Transitória de Brasília vem consolidando desde 1974. Esse novo espaço é um reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento social e moral das crianças em situação de vulnerabilidade, reafirmando nossa missão de transformar vidas através da educação.
Com 3.178,95 m² de infraestrutura de altíssimo padrão, a Cantinho da Paz IV redefine o conceito de creches socioeducativas no Brasil. O ambiente foi projetado para ser lúdico, seguro e acolhedor, proporcionando o bem-estar e o desenvolvimento pleno de crianças de 1 a 4 anos. Este espaço se posiciona como referência não apenas em Brasília, mas com potencial para se tornar um case de sucesso replicável em todo o território nacional.
A nova unidade, localizada em Taguatinga Sul, no Edifício Kimberley Plain, atenderá 300 crianças em período integral, das 7h30 às 17h30, oferecendo cinco refeições diárias e promovendo a formação de cidadãos criativos, éticos e conscientes. Aqui, respeitamos as diferenças e incentivamos valores como cooperação, responsabilidade e liberdade de expressão.
Nossa missão vai além do cuidado: queremos construir futuros melhores. Convidamos você a conhecer a Cantinho da Paz IV, um espaço que simboliza não apenas inovação e excelência em educação infantil, mas também esperança para um amanhã mais justo e igualitário.
Cantinho da Paz IV: Transformando vidas, promovendo sonhos.